sexta-feira, 29 de março de 2019

At Eternity's Gate (2018)


É inegável a tendência cada vez mais acentuada para o surgimento de filmes biográficos, desta vez o filme é questão intitula-se “At Eternity's Gate” e incide sobre o sobejamente famoso e influente pintor Vincent van Gogh um dos ícones do movimento artístico ‎Pós-impressionismo. “At Eternity's Gate” é um filme estranho e demasiado aleatório, o filme tem de facto uma cinematografia de excelência tal como o recente “Roma”, mas parece-me ser talvez o único ponto realmente positivo do filme. “At Eternity's Gate” assenta nos últimos anos de vida de Van Gogh e ao querer dar uma visão artística e delirante do artista acho que entra numa longa espiral de tédio e irracionalidade, as várias filmagens com uma espécie de câmara de vídeo, as longas sequências de filmagem com câmara fixa e os absurdos e terríveis diálogos dão para isso um decisivo contributo. Willem Dafoe (um actor que até aprecio particularmente) que até me pareceu um boa escolha para o papel principal, mas nem ele tem uma performance de encher o olho. “At Eternity's Gate” parece-me a mim um filme demasiado pretensioso onde o foco aparenta ser a demência do famoso pintor em vez da explanação da sua arte, é incomparavelmente mais enriquecedor visitar o museu em sua homenagem do que ver o filme em questão. 

6/10

Sem comentários:

Enviar um comentário