sexta-feira, 30 de abril de 2021

Minari (2020)

Depois do surpreendente e estrondoso sucesso de ‘Parasite’ em 2019, a Coreia do Sul volta a ter grande protagonismo no cinema em 2020 com ‘Minari’ que não tendo as condições necessárias para concorrer ao Óscar de melhor filme estrageiro por ter uma produção Norte-Americana continua ainda assim a ter uma forte ligação à Coreia do Sul. Depois de ter visto o filme foi com enorme espanto que fui confrontado com uma generalização de críticas positivas acerca de ‘Minari’, quão mal está o cinema para um filme como este conseguir ter seis nomeações nos Óscares da academia? É a pergunta que deixo no ar. O argumento de ‘Minari’ centra-se na história de uma comum família Sul-coreana que arrisca emigrar para a rural cidade de Arkansas nos anos 80, tentando a sua sorte num projecto agrícola, e basicamente o filme arrasta-se durante quase duas horas acerca deste conceito sem que nada de significativo aconteça deixando a sensação que mesmo que ‘Minari’ fosse um documentário seria enfadonho, até os pseudo aristocratas da sétima arte vão ter dificuldades em defender estas entediantes e monótonas duas horas de filme. A nomeação na categoria de melhor argumento original é particularmente perturbante, no mínimo pornográfica e até ofensiva para com argumentistas que realmente se dão ao trabalho de escrever uma história em que acontecem coisas. Parece que chegámos a uma altura em que o contraponto para a torrente de filmes sobre super-heróis, reboots e remakes são filmes como este ‘Minari’. 

5/10

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