terça-feira, 26 de julho de 2016

Arcturus - The Sham Mirrors (2002)



Existem algumas bandas que ao longo da história foram influenciando o percurso por vezes demasiado rígido do Metal com álbuns inovadores e que trouxeram lufadas de ar fresco ao estilo mantendo o peso e intensidade.
Um desses álbuns e até à data o que mais rodou na minha aparelhagem, aliou o tal peso e intensidade (com Hellhammer dos Mayhem na bateria) dos anteriores álbuns da banda a uma melodia atmosférica brilhantemente interpretada por uma das grandes vozes do género, o Senhor Trickster G. Rex, aka Garm (Ulver), pelo excelente guitarrista Knut Magne Valle e pelo magistral teclista Sverd (ex-Covenant).
A mudança de paradigma deu-se no álbum anterior com a criação de algumas das melhores músicas dentro do género, mas “The Sham Mirrors” roça a perfeição com 7 músicas que nos transportam para um novo mundo, utilizando uma atmosfera sinfónica, espacial e sobrenatural única.
Dificilmente consigo destacar uma música em relação às restantes, mas os elementos espaciais utilizados na primeira música do álbum,” Kinetic”, o tom mais circense em “Ad Absurdum” recordando-me o bizarro hino do álbum anterior, “The Chaos Path”, o destaque dado à parte instrumental em “Collapse Generation” e principalmente “Star-Crossed” ou a agressividade de Ihsahn (ex-Emperor) em “Radical Cut” permitem-me definir o álbum como uma autêntica obra-prima em 4D.
Como diz o ditado, para quem não está habituado ao estilo musical ou se não estiver in the mood para este tipo de som, primeiro vai estranhar mas assim que se entranhe o complicado vai ser parar de ouvir.

PS: Não é fácil caracterizá-los, mas consegui chegar ao fim sem utilizar o rótulo Avant-garde, hoje em dia muito em voga em muitas das bandas influenciadas por estes lunáticos artistas.

Por: ExtinThor

10/10 

Sem comentários:

Enviar um comentário