sexta-feira, 30 de agosto de 2024

The Fall Guy (2024)

Ryan Gosling está de regresso em ‘The Fall Guy’ uma espécie de blockbuster por encomenda aglutinando drama, comédia e acção no mesmo filme. A ideia de ‘The Fall Guy’ até tem algum interesse e não seria à partida um assunto esgotado. Falamos dos preciosos duplos, uma profissão que antes da digitalização era essencial no cinema, particularmente em filmes onde os actores tinham de passar por cenas altamente perigosas. Em jeito de homenagem à profissão ‘The Fall Guy’ conta-nos a história de Colt Seavers/Ryan Gosling, um conceituado duplo que vive um romance com Jody Moreno/Emily Blunt (uma aspirante a realizadora que faz parte da equipa de filmagem), todavia a sua carreira sofre um dramático revés causado por um trágico “acidente” de trabalho. Depois de uma longa recuperação Colt tentar combater o medo de voltar a trabalhar como duplo e aceita voltar a participar num filme realizado por Jody (precisamente a sua estreia como realizadora). O grande problema de ‘The Fall Guy’ acaba por ser a exasperante tendência para recair em clichés cinematográficos (recentes e antigos), o romance aborrecido e previsível, a acção em moldes completamente absurdos, a comédia ridícula e boçal e os diálogos medíocres e unidimensionais. Destaque para os fracos papéis de Blunt (como já é habitual) e Aaron Taylor-Johnson na pele de Tom Ryder (a insuportável estrela de quem Colt é duplo), salva-se Gosling numa interpretação ainda assim abaixo do que já nos habituou. ‘The Fall Guy’ acaba por não ser mais que uma boa ideia completamente desperdiçada.

6/10

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Ghostbusters: Frozen Empire (2024)

Na língua Inglesa denomina-se como “milk the cow”, e mais não é do que fazer render uma marca de renome até ao ultimo cêntimo, ora ‘Ghostbusters: Frozen Empire’ encaixa na perfeição neste desígnio. Depois de um retorno após trinta anos com ‘Ghostbusters: Afterlife’ era mais do que espectável que a marca Ghostbusters iria continuar a ser explorada. Após as ocorrências de ‘Ghostbusters: Afterlife’ a família Spengler instala-se em força na antiga base dos Ghostbusters em Nova Iorque, contudo uma nova ameaça paira sobre os “novos” e “antigos” Ghostbusters, um ancestral e assustador demónio que usa o gelo como o seu poder de eleição. Como já tinha acontecido em ‘Ghostbusters: Afterlife’ também ‘Ghostbusters: Frozen Empire’ conta com a participação dos três restantes Ghostbusters originais, talvez numa desesperada e ridícula tentativa de dar fiabilidade ao filme todavia esse factor não atenua a sensação que os Ghostbusters preexistentes fazem uma contribuição muito forçada e que a nova geração de Ghostbusters claramente não possui a credibilidade nem a capacidade para enfrentar o nível de ameaças que vão surgindo, reflexo duma tentativa gorada de replicar a fórmula da consagrada série ‘Stranger Things’. ‘Ghostbusters: Frozen Empire’ é mais um filme que dificilmente vai deixar alguma marca devido à sua óbvia falta de intensidade e originalidade. 

6/10

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

The Gentlemen - Season 1 (2024)

Cinco anos depois de ‘The Gentlemen’ (o filme) chega ‘The Gentlemen’ a série também ela concebida e produzida pelo talentoso e peculiar Guy Ritchie. Guy Ritchie que nos últimos tempos tem claramente tentado idealizar filmes fora da sua zona de conforto estreia-se em séries em modo Guy Richie vintage. Altamente inspirada pelo filme com o mesmo título ‘The Gentlemen’ começa com o regresso a Inglaterra de Eddie Horniman/Theo James a propósito da morte do seu pai, Eddie herda então uma verdadeira mansão mas também os respectivos problemas familiares. Os episódios vão-se sucedendo e ao mesmo tempo que se desenrola uma história contínua cada episódio tem o seu próprio foco de interesse, sempre com o selo Ritchie, ou seja, bastante fértil em personagens insólitos e marcantes e uma visão muito acutilante sobre os meandros do submundo Britânico. Destaque para a particularidade dos principais personagens serem provenientes das sagas juvenis ‘Maze Runner (Kaya Scodelario/Sussie Glass), e Divergent’ com o já referido Theo James. ‘The Gentlemen’ não será por certo uma série que nos deixe de queixo caído mas também não aparenta ser esse o objectivo de Ritchie, ‘The Gentlemen’ vale essencialmente pelo seu guião e pelo entretenimento garantido.

7.5/10

[Trailer]


 

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Seth - La France Des Maudits (2024)

Alem dos Merrimack também outros honrados senhores do Black Metal Francês estão de volta em 2024, falo dos Gauleses Seth a propósito do seu sétimo álbum de originais ‘La France Des Maudits’. Tal como aconteceu no início da sua carreira os Seth voltaram não só aos títulos em Francês (‘La Morsure Du Christ’), como à utilização da sua língua materna integralmente durante todo o álbum. Este uso da língua Francesa tem toda a lógica ou não fosse ‘La France Des Maudits’ um álbum amplamente inspirado pela sanguenta e violenta revolução Francesa. Instrumentalmente o álbum não foge muito ao que banda nos tem habituado nos últimos tempos, um Black Metal polido com uma elevada carga emocional potenciada por uma angustiante e esclesiástica atmosfera. Ainda que os Seth tenham vindo a recalibrar a sua proposta de Black Metal para uma versão com tendências mais tradicionais e revivalistas continuam a ter a arte e o engenho de não se deixarem cair em sonoridades obsoletas e entediantes. Destaque para os fantásticos temas ‘La Destruction Des Reliques’, ‘Dans Le Cœur Un Poignard’ e ‘Ivre Du Sang Des Saints’. É com grande espectativa que aguardamos a vinda dos Seth ao nosso país juntamente com os Gregos Rotting Christ e os Noruegueses Borknagar dia 17 de Outubro no Hard Club (Porto) e no dia seguinte em Lisboa no LAV (concerto integrado no Festival Under The Doom). 

8/10 

[Sample]