quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Highest 2 Lowest (2025)

E eis que de quando em vez o homem lá reaparece, falo do sui-generis realizador Spike Lee a propósito do seu novo filme ‘Highest 2 Lowest’. À primeira vista ‘Highest 2 Lowest’ aparenta ser um remake de ‘High And Low’ (1963) do aclamado realizador Japonês Akira Kurosawa mas não é assim tão linear que o seja pois o filme também “bebe” bastante inspiração no romance King's Ransom (1959) escrito por Ed McBain, podemos então dizer que é uma heterógena mistura dos dois. ‘Highest 2 Lowest’ conta com a participação do conceituado actor Denzel Washington/David King como protagonista (é a quinta vez que se entra num filme realizado por Spike Lee) e de Jeffrey Wright/Paul Christopher como co-protagonista. Com o selo Apple TV+Highest 2 Lowest’ foi recebido com um verdadeiro coro de críticas negativas e apesar de eu achar que o filme é satisfatório de facto a grande maioria delas estão assentes em argumentos válidos. As grandes falhas de ‘Highest 2 Lowest’ são na verdade de natureza técnica, nada do nível Michael Bay mas graves se tivermos em conta que estamos a falar do homem que nos deu ‘BlacKkKlansman’ e ‘25th Hour’. Desde logo a banda sonora, não vou entrar na discussão das escolha mas sim da sua função, a banda sonora de um filme serve essencialmente para intensificar as cenas, deve ser um espécie de adorno e não o filme servir ele próprio como adorno à banda sonora, também deve estar num volume que funcione como musica de fundo o que não é caso, o género cinematográfico que contraria o que acabei de dizer é o musical e ‘Highest 2 Lowest’ claramente não é um musical. Outro grande defeito do filme é a sua medíocre edição, estamos todos cientes do grande fascínio de Lee pela cidade de Nova Iorque contudo o filme podia e devia ser menos extenso bastava para isso uma edição mais competente. Por último queria destacar a fraquíssima qualidade da generalidade dos actores do filme ainda por cima contracenando com dois pesos pesados como Denzel Washington e Jeffrey Wright ainda mais sobressaíram as abissais diferenças de representação. 

6.5/10 


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