quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Os ET's, os recordes e a "estatistização" do futebol



A estupidificação do futebol começa aqui. Bom já desde há uns anos a esta parte que muito se ouve falar dos 2 ET’s (vulgo Cristiano Ronaldo e Messi) designação, não sei criada por quem, mas que parece ter o objectivo de reduzir mais de 100 anos de história de futebol e todas (e são muitas mesmo) as suas incidências, a uma espécie de “houve ai pessoal que deu uns toques na bola durante 100 anos” à espera pacientemente dos 2 messias, penso que isto é escandaloso senão mesmo ofensivo, porquê? Os factos são vários:

As estatísticas: Então mas estamos a falar de basebol ou futebol?

Os recordes: Já tenho enjoo de ouvir falar em recordes no futebol confesso…recordes interessam nos jogos olímpicos (natação, 100 metros, etc.) mas alguém se interessa por quantos hat-tricks fez o Messi em todas as quartas-feiras à noite ou quantos golos marcou o Ronaldo antes de almoço, parem lá com isso que já chega. Cantona, Ginola, Figo, Rui Costa, Zidane, Ronaldinho, Raúl, Sammer, R.Carlos, Pirlo, Suker, R. Baggio bateram quantos recordes alguém sabe?…Isso interessa para alguma coisa? São todos reconhecidos como génios do futebol ou não?

Mas já sei que lá vem o argumento dos 60 golos por época marcados por cada um, quanto a isso o que digo é que quem já vê futebol à uns anos consegue ver o desequilíbrio gigantesco que há na liga espanhola neste momento, os 2 gigantes espanhóis (Real Madrid e Barcelona) estão tão distantes quer em qualidade da equipa, orçamento, capacidade de investimento etc. que o feito do Atl. Madrid há 2 anos (vencer a liga) é de certeza irrepetível. Se ainda há 3/4 equipas (Sevilha, Valência, Atl. Madrid) que num dia bom conseguem-se bater contra os 2 colossos, já equipas como, Eibar, Elche, Granada, Las Palmas, Vallecano, Gijon (que quanto muito tem um orçamento similar ao do Sp. Braga) estão quase condenadas a sofrerem ai uns 30 golos nos 4 jogos contra Real e Barça, e nem vou falar na quantidade de penaltis e livres directos quase exclusivamente marcados pelos 2 jogadores. Pelo menos desde há 5 anos que muito dificilmente algum jogador da liga espanhola (excepto Real e Barça) entraria de caras para o onze destas 2, só para se ver a diferença de qualidade das equipas, chega-se ao cúmulo de por exemplo um Real Madrid Granada ficar 2-0 e a crítica dizer que o real teve um resultado aquém das expectativas, tal não é o hábito das goleadas.

E ainda há a história das bolas de ouro. Um trofeu que é ardentemente debatido em tudo o que é site e blog desportivo, sinceramente para mim nunca teve grande importância até porque raramente alguém percebe alguma coisa dos critérios que se usam para votar neste ou naquele jogador, daí as longas discussões provavelmente. No entanto também na bola de ouro parece não haver futebol além de Ronaldo e Messi, o resto dos jogadores parece que são meros enfeites da história destes 2, aliás já é um privilégio serem referidos na mesma frase. Bom eu só queria acentuar que neste momento temos um total de 3…sim 3 bolas de ouro para Ronaldo sem ter ganho um único Mundial ou Europeu de futebol e pior ainda, o seu grande rival Messi tem 4 e vai provavelmente a caminho da quinta sem sequer ter ganho uma Copa América quanto mais um Mundial, e se Ronaldo ainda se pode queixar da qualidade que tem no Real Madrid e não tem na selecção, já Messi nem isso, porque se esta Argentina não chega para vencer uma Copa América...
Os Et’s vão continuar a bater recordes e estatísticas, o Ronaldinho, o Pirlo e o Zidane vão continuar a ser dos melhores de sempre sem precisarem disso…porque foram APENAS campeões do mundo, e eu vou continuar a achar que neste momento o Pogba é o melhor jogador do mundo, e não porque o Messi e o Ronaldo não sejam muito bons, mas apenas porque é a minha opinião, baseada no que vejo e não em números.


Sem comentários:

Enviar um comentário