quarta-feira, 23 de abril de 2025

Daredevil: Born Again - Season 1 (2025)

Foi de forma algo abrupta e condenável embora um tanto ou quanto previsível (dado o modos operandi da gigante Netflix) que a série ‘Daredevil’ foi descontinuada após três temporadas apesar do seu inegável sucesso. Ora cinco anos mais tarde e pela mão da Disney o personagem Daredevil é revisitado através da nova série ‘Daredevil: Born Again’. Confesso que foi com muita desconfiança e com baixas expectativas que comecei a ver a série apesar da minha admiração pela personagem e pela série precedente e o motivo é simples e tem um nome, Disney. Ora a Disney é a responsável pelo chamado MCU e pela correspondente torrente de filmes de super-heróis quase todos eles com qualidade medíocre, o meu receio é que a mudança de produção tivesse um efeito altamente negativo na qualidade do franchise Daredevil. Agora depois de já ter visto ‘Daredevil: Born Again’ posso dizer de forma assertiva que o meu receio não se concretizou. ‘Daredevil: Born Again’ além de manter todos os actores principais mantem também o ambiente e a qualidade do argumento de ‘Daredevil’. A narrativa continua a história que tinha ficado em suspenso em ‘Daredevil’ e além dos nossos conhecidos protagonistas Matt Murdock, Wilson Fisk, Frank Castle, Benjamin 'Dex' Poindexter etc. aparecem novos e impactantes personagens como Bastian/Muse, Heather Glenn ou Hector Ayala/White Tiger. ‘Daredevil: Born Again’ é um justificado e inevitável regresso.

7.5/10

[Trailer] 


segunda-feira, 21 de abril de 2025

Formula 1: Drive to Survive - Season 7 (2025)

Esta já se está a tornar um clássico das séries, falo da série documental ‘Formula 1: Drive to Survive’ que atingiu em 2025 a marca das sete temporadas. Depois de uma Season 6 um pouco amena e sem grandes motivos de interesse, e apesar das saídas dos icónicos Günther Steiner (o sui generis director de equipa da Haas) e Daniel Ricciardo, esta Season 7 volta a elevar os motivos de interesse. Desde logo porque 2/3 dos pilotos da grelha vão terminar o seu contracto no final da temporada mas também porque a hegemonia da Red Bull é finalmente (diria eu) posta seriamente à prova por parte da MacLaren. O destaque desta Season 7 tem forçosamente de ir para a surpreendente e bombástica futura saída de Lewis Hamilton da Mercedes por troca com a Ferrari e para a consequente saída de Sainz da Ferrari. Também as titânicas disputas pelo 1º e 6º lugares do mundial de construtores estão em particular evidência na empolgante parte final da série. Uma última nota para o episódio 7 (In the Heat of the Night), um episódio especial em que os amigos Lando Norris, Alexander Albon, Pierre Gastly, Charles Leclerc e George Russell por momentos trocam a sua função de pilotos pela ‘camisola’ da série produzindo eles próprios grande parte do episódio, uma ideia bem-humorada e bastante original. 

7.5/10

[Trailer] 


quarta-feira, 16 de abril de 2025

Severance - Season 2 (2025)

2025 Tem sido um ano especialmente prodigo em regressos de séries e ‘Severance’ é sem duvida um desses esperados regressos. A continuidade de ‘Severance’ até esteve na balança mas em boa hora a parceria Apple/TV + deu sinal verde para a continuidade da mesma. Foi pela mão do improvável Ben Stiller que surgiu a primeira temporada desta fantástica série, pois bem esta segunda temporada não só iguala a qualidade da primeira como ouso dizer que até a supera. O novo e formidável genérico ornamentado com a incrível e sugestiva banda sonora que já conhece-mos dá o mote para uma segunda temporada de excelência. O foco no detalhe continua inalterado com evidência para um ambiente empresarial com forte inspiração em escritórios retro. A premissa de ‘Severance’ já aqui tinha sido escalpelizada mas desta feita a narrativa de série ganha todo um novo patamar de complexidade, com uma intrigante e apaixonante evolução da história e das personagens (principais e secundárias) com interpretações de altíssimo nível tal como já tinha acontecido na Season 1. O final da temporada deixa-nos com água da boca e antevê uma merecida e pertinente terceira temporada que, se conseguir pelo menos manter o nível qualitativo certamente não irá desiludir.

8.5/10

domingo, 13 de abril de 2025

Invincible - Season 3 (2025)

Mark Grayson (A.K.A Invincible) está de regresso com uma nova temporada e algo me diz que não vai ser a ultima. O começo de 2025 trouxe o regresso muito esperado de ‘Invincible’ a série que tem gerado um hype tal que herdou a merecido título de ex-libris da Amazon Prime. Antes de mencionar o que trás de novo esta Season 3 tenho de salientar os predicados que a série mantem. Esta Season 3 agarrada os espectadores logo nos instantes iniciais para não mais os largar mesmo os que começaram agora a ver série, a história continua intrigante, imprevisível, cada vez mais complexa e com uma parte dramática ainda mais intensa do que nas anteriores temporadas. Como novidades nesta Season 3 de ‘Invincible’ tenho de registar os dois aspectos que mais se distinguem, por um lado a vertiginosa cadência de acção que ainda por cima se adensa cada vez mais conforme a temporada vai caminhando para o seu final (fica sensação que Mark não tem um segundo de descanso), por outro lado temos de forma cada vez mais efusiva o realce para a dicotomia entre o bem e mal e toda a zona enorme zona cinzenta entre estes dois polos, os heróis também mostram o seu lado mais obscuro e até os vilões mais cruéis podem ter razões compreensíveis para as suas acções. Por todos estes motivos ‘Invincible’ continua a ser uma série imperdível, que venham mais temporadas.

8/10

[Trailer]


 

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Creature Commandos - Season 1 (2024)

É a nova aposta da DC Comics no que a animação diz respeito, falo da nova série ‘Creature Commandos’. É pela mão de James Gunn que surge a série ‘Creature Commandos’, ele que ganhou notoriedade pela trilogia de ‘Guardians Of The Galaxy’ mas não só, a ligação à DC Comics não é nova pois foi ele o realizador do primeiro filme de ‘Suicide Squad’ e aparentemente também vai ser ele uns dos principais responsáveis do reeboot da DCU. ‘Creature Commandos’ como o próprio nome indica é um supergrupo altamente secreto, uma espécie de Suicide Squad mas com personagens completamente inumanas e ainda mais bizarras. Este grupo composto por Dr. Phosphorus, The Bride, G.I. Robot, Nina Mazursky e Weasel, liderado pelo Sargento Rick Flair (o único humano da equipa), é enviado para Pokolistan para proteger a sua líder (princesa Ilana Rostovic) da ameaça da poderosa feiticeira Amazónia Circe (uma arqui-inimiga da Wonder Woman) e a sua milícia pessoal auto intitulada The Sons of Themyscira. O destaque principal de ‘Creature Commandos’ vai forçosamente para os personagens, todos eles despertam grande curiosidade pois para além das suas estravagâncias e éticas discutíveis todos eles têm um passado bastante interessante. Outro factor em que ‘Creature Commandos’ se impõe são as suas sequências de acção que, não só apresentam uma dinâmica de belo efeito como se ligam na perfeição com a narrativa da série. 

7.5/10 

[Trailer]