‘Iconoclast’ é o terceiro álbum do quarteto Suíço Herod, uma banda que tem de alguma forma passado despercebida mas que com esta ‘bomba’ dificilmente vai continuar no anonimato. Liderados pelo vocalista Michael Pilat (talvez mais conhecido pelas suas vocalizações em ‘Fluxion’ e ‘Precambriam’ dos The Ocean), os Herod lançaram no passado mês de maio o seu terceiro álbum de originais ‘Iconoclast’, um álbum que representa não só uma espécie de manifesto do Metal moderno como também uma inatacável obra de excelência musical. Na miscelânea sonora adoptada pelos Herod são reconhecíveis, o Post-Metal, o Sludge Metal o Djent e o Progressivo, traços sonoros que vão desde os Meshuggah aos The Ocean passado pelos Gojira entre outros. ‘Iconoclast’ vive de uma intensidade arrebatadora altamente sedutora e aditiva, a mistura entre a imponência do peso e a magnitude de uma emotividade simultaneamente exasperante e acolhedora concebida de forma meticulosa e dinâmica. Tenho de destacar ‘The Edifice’, um tema monolítico e arrebatador que conta com a participação de Matt McGachy dos ícones do Technical Death Metal Cryptopsy e ‘The Ode to..’, talvez o tema mais ‘fora da caixa’ de ‘Iconoclast’ até porque conta com a participação do coro feminino Búlgaro Le Mystère des Voix Bulgares. ‘Iconoclast’ termina no seu ponto mais alto com a faixa que faz estremecer as fundações do mais sólido dos pilares de betão (‘The Propechy’), pois Michael Pilat é acompanhado por Loïc Rossetti (o actual vocalista dos The Ocean) ,imagine-se. ‘The Propechy’ encerra de forma apropriada um álbum que tem tudo para ser dos mais marcantes do ano.
9/10
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