quinta-feira, 22 de agosto de 2019

La Casa De Papel - Season 1 (2017), Season 2 (2017), Season 3 (2019)


Uma das séries que teve um gigantesco “hype” de efeito imediato nos últimos tempos foi La Casa De Papel. Se este fenómeno tem sido justificável é o que vou tentar depurar de seguida com esta crítica. Vou dividir o post em partes pois as 2 primeiras Seasons são sobre um tema e na terceira um novo tema é introduzido.

                Nas Seasons 1 e 2 La Casa De Papel começou por ser uma serie sobre um conjunto de rejeitados da sociedade que são recrutados por um indivíduo metódico e cerebral (O Professor), essa personagem central da série tem o intuito de fazer um perfeito e histórico assalto à Casa da Moeda espanhola situada no coração de Madrid, ou não fosse La Casa De Papel totalmente de produção espanhola, numa espécie de cruzamento entre Ocean’s Eleven a primeira Season de Prision Break. La Casa De Papel tem pormenores verdadeiramente deliciosos, desde a contundente simbologia das mascaras de Dalí, da marcante musica “Bella Ciao” passando pelo meticuloso planeamento do Professor até à atribuição de nomes de cidades aos protagonistas no assalto. La Casa De Papel tem também consequentes e prolongadas sequências de prender a respiração e de manter o suspense em níveis estratosféricos. O meu único reparo às 2 primeiras Seasons da série é a falta de carisma de alguns (não da maioria) dos personagens.

                Já este ano La Casa De Papel voltou com a altamente antecipada Season 3 que logo quando anunciada me pareceu forçada, desnecessária e numa logica de fazer perpetuar o lucro da fama gerada pelas duas primeiras Seasons. Falando agora A posteriori posso dizer que felizmente os meus receios não se concretizaram e que o “novo assalto” (desta feita ao Banco Central Espanhol), com algumas inevitáveis mudanças nos protagonistas voltou a encarnar o espirito da série. Uma crítica final à não conclusão deste “novo assalto”, que acontecerá com a Season 4, pois faria todo o sentido a série não ficar em “aberto”, dando origem a um inevitável afrouxamento no suspense que ficou num ponto bastante elevado. Penso que a série tem tudo para terminar com a Season 4 e qualquer coisa para além disso já será entrar no domínio do despropositado e absurdo como aconteceu na já referida série Prison Break por exemplo. 

8.5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário